sábado, 10 de julho de 2010

K2 - Integrando seus aspectos yin e yang



K2

A Flor:

Nome Científico: Campsis grandiflora
Nome Popular: Trombeta-chinesa
Família: Bignoniaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene
Floração: Verão

A trombeta-chinesa é uma trepadeira perene e muito vigorosa, de florescimento decorativo. Este vigor e resistência conferem para essência a característica de fibra e força para quem consome. Seu caule é volúvel, de textura semi-lenhosa, ramificado e emite raízes adventícias que aderem aos suportes – esta característica passa para o ser humano a capacidade de envolvimento e toque, auxiliando sua fixação e crescimento vertical (ajuda também na segunrança e equilíbrio do centro físico). Apresenta grandes folhas compostas, com nove folíolos glabros, acuminados e de margens serrilhadas. As inflorescências são terminais e apresentam numerosas flores grandes, de coloração laranja-avermelhada, em forma de trombeta. Produz frutos do tipo cápsula. Sua semelhança com as trompas de falópio da mulher trazem para nossa mente a informação do formato adquado, pois quando de uma doença por deformidade, a causa está na perda desta informação original, fazendo com que o corpo se comporte de forma anômala.

A trombeta-chinesa é uma planta apropriada para escalar e cobrir árvores secas, colunas, grades, cercas, pórticos, arcos e caramanchões. É bastante rústica e resistente às doenças. Necessita um pouco de tutoramento (esta senecessidade e permissibilidade de guia, também traz para a essência a capacidade de nos deixarmos guiar, moldar), para orientar seu crescimento e auxiliá-la em sua fixação. A floração da trombeta-chinesa ocorre no verão ( no sul e lugares frios) e outono (lugares quentes). As podas, efetuadas no final do inverno, restringem-se aos ramos que já floresceram. Difere da trombeta (Campsis radicans), por ter folhas e flores maiores.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria-orgânica e irrigado periodicamente. Tolera geadas e frio moderado. Perde boa parte das folhas no inverno inverno (semidecídua). Pode ser conduzida sob meia-sombra, o que reduz sua floração. Cuidado: esta planta possui seiva tóxica e torna-se invasiva em determinadas situações. Multiplica-se por estaquia e sementes. A essência foi feita sem que se maculasse a planta, apenas através da radiação solar sobre a água, não há corte ou contato com a seiva. Devido a sua Floração, a essência tem seu pleno efeito nesta epoca, embora atue nas demais.

A Essência:

O que traz a quem ingerir (o que ensina ao nosso corpo e mente):

• Envolvimento
• Equilíbrio
• Capacidade de tocar e ser tocado.
• Percepção do outro
• Trata o chackra explênico ou umbilical
• Criatividade
• Yin e Yang em equilíbrio
• Tolerância a calor
• Diminui a necessidade de líquidos.
• Proteção dos filhos
• Capacidade de se deixar guiar e ensinar
• Regeneração de forma dos órgãos reprodutores femininos e garganta.
• No inverno não necessita de muita entrada de ar para respirar.

A essência de trombeta chinesa atua tanto nas partes orgânicas do ser que tem seu formato, levando exatamente esta informação, perdida por uma eventual deformidade, como também leva sua informação genética. Sendo uma Angiospermae, ela é muito parecida com o ser humano. Tanto em reprodução quando em movimento de seiva (sangue). Assim é bem assimilada por qualquer pessoa. Seu tom alaranjado atua direto nos órgãos reprodutores e na nossa capacidade criativa. É uma planta que necessita de cuidados de educação sendo ótima para crianças e adultos que não se deixam guiar. Ensina também os lideres mais autoritários a contar com o apoio do outro, a ver o que há de melhor em cada um, característica deste tipo de planta. Atua tanto na mãe que não ouve os filhos, e prefere agir sozinha, quanto nos filhos que não querem ordens. Ensina a apoiar-se e a contar com o auxílio dos filhos ou dependentes, sem tiranizar. No inverno nos faz desapegar de todos os pesos e excesso de obrigações e diminuir o ritmo, no verão nos leva ao esplendor.Também ensina a se envolver primeiro para depois, e somente depois se abrir completamente.


Na Medicina Chinesa e na Energia - DUALIDADE:
Seu movimento é o da Terra – expansão equilibrada em arbusto, trepadeira não muito sinuoso. Essência de elemento água (segundo chakra), trazendo a energia do fogo da terra para cima e dando geração a novas energias. Traz a capacidade de se envolver, ser diplomático. Floresce na Canicula do solstício de verão.
Essência do segundo chakra, do pericárdio ou centro circulação sexo. Traz nutrição e energia da Kundalini para o topo. Muito fértil e criativa nos ensina a expressar e a brilhar mesmo sobre grande exposição energética (de outras pessoas – multidões, ou radiações – como sol ou radioterapia e antenas. Atua do pericárdio ou centro circulação sexo para a nuca, liberando bloqueios. Na alquimia atua no canal sulphurico limpando-o. Arquétipo do 2: dualidade, parceria, Yin e Yang, Ida e Pindala, apoio. Enxuga o excesso de água das emoções regulando-as.

Pessoas que comumente precisam de k2 – Individualistas com dificuldade de relacionamento. Que não se permitem guiar, comumente autoritárias, não se vergam e também não se adaptam. Pessoas que detestam o verão e o calor, perdendo o equilíbrio. Pessoas com deformidade na via oral e nas trompas. Pessoas sem criatividade e com inchaços no baixo ventre.

Animais – para fêmeas com deformidades nos órgãos reprodutores e com dificuldade de aceitar o macho. Para machos violentos que machucam a fêmea, além do que é característico da raça. Para adestramento. Para que não comam seus filhotes, para aceitar ajuda depois de muito tempo em lugar hostil.

Para Ambientes
– Onde há necessidade de criatividade e cooperação. Para salas de aula de alunos rebeldes, para expressão.

Para Alma – que necessita se adaptar e integrar suas duas partes (feminino e masculino), que precisa se adaptar e se conectar ao corpo e a pessoa externa. Para quando nos sentimos desconectados de nosso corpo e sentimento.


O NÚMERO 2 – Associado a esta flor – Associação - Dualidade - Receptividade. É o primeiro número que destrói a Unidade, determina todos os vínculos, é diplomático, persuasivo, indireto, adaptável. É a ligação entre o bem e o mal, o mortal e o imortal. As pessoas com falta de dois, podem até ter excelentes relacionamentos de grupo, mas quando o assunto é casal ou entre elas e mais uma única pessoas as dificuldades de tolerância, falta de empatia e flexibilidade são evidentes. A carta do tarot associada ao número 2 é a Sacerdotisa.

A Sacerdotisa (arquétipo)
– “Descobre-se em nós a oposição, fonte de conhecimentos, mas também, de conflitos. Só neutralizando tal situação podemos adaptar-nos às situações. É uma câmara na qual se supões saber mais do que se sabe, contudo, é nela que fará a descoberta do Agente, que mais tarde, saberá manipular com sabedoria. Traz subidas e descidas. Enfrentará a luta da matéria contra o Espírito, do bem contra o mal.”
(Fonte: http://www.ictys.kit.net/Tarot/Sacerdotisa/sacerdotisa.htm).
A sacerdotisa ensina a refletir sobre tudo o que é oposto, os aspectos certos e errados de cada etapa, ela não é uma carta que se move, mas para e pensa. Observe a si, o observe suas muitas faces, veja o lado oculto que reside em você e todas as coisas. A K2 no inverno leva quem tomar, para suas raízes, numa introspecção profunda de seus aspectos duais.
Quando o paciente escolher

LEMBRE-SE – Quem indica a essência é o terapeuta floral, pois os remédios (as flores) não nasceram nem foram feitos para uma patologia ou tipo de pessoa (Não são medicamento). Eles apenas contém informações. O terapeuta é o melhor profissional para saber onde estas informações se encaixam e para que pessoa elas serão mais úteis.

No diagnóstico de números (conforme a pergunta):

Pergunta : resposta

O que sou: uma pessoa adaptável que conta com o auxilio dos demais e tem integrado seus aspectos yin e yang.
O que me falta: integração, diplomacia, ouvir os demais, contar com o apoio da sua equipe ou família, conviver a dois.




Afirmação de reprogramação

EU AJO COM DIPLOMACIA, INTEGRANDO MEU SER E CONVIVENDO EM HARMONIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário